Existem vários tipos diferentes de nariz e por isso mesmo há um jeito específico de contornar cada um fazendo sumir pequenas imperfeições. O que todos eles têm em comum é que apenas dois produtos são necessários para fazer a mágica acontecer: uma sombra ou blush de correção, nas tonalidades humanas que vão do beges aos marrons, e um iluminador. As correções são feitas através de um jogo de luz e sombra onde o pigmento escuro diminui a área indesejada e o iluminador destaca o que precisa ser aumentado. As aplicações dos dois cosméticos são sempre feitas em linhas retas, que devem ser esfumadas ao máximo logo depois para que o efeito fique natural.
O top beauty artist brasileiro Duda Molinos, um dos pontos de referência na área de maquiagem da Equipe Do Villa Spa Zen, revelou as dicas e segredos para aperfeiçoar a área. Descubra qual é o seu e ponha o truque em prática na próxima make.
Nariz largo: Esse tipo de nariz precisa escurecer os lados, aplicando a sombra marrom nas duas linhas laterais, desde o início das sobrancelhas até as narinas. Iluminar o osso central também ajuda e aumenta o contraste com a parte escurecida.
Nariz triangular: Quando o comprimento do nariz é fino, mas as abas são largas, o segredo é fazer uma linha de sombra marrom bem no início de cada aba – escurecer a área ajudará a reduzir a largura desta parte de baixo. Outro truque que vai disfarçar a diferença é iluminar as laterais superiores do nariz desde a linha das olheiras até o começo das sobrancelhas: isso vai deixar o topo mais largo.
Narizes tortos para o lado: iluminar a lateral para a qual o nariz é torto e escurecer a parte oposta vai deixar tudo mais reto, já que o brilho ampliará o espaço de uma área e a sombra marrom vai encurtar a outra. Esses são alguns dos traços que mais precisam ser esfumados – para que a aparência fique natural, faça movimentos em círculos até a pigmentação ficar bem leve.
Nariz com a ponta arredondada: Quem tem um nariz de comprimento fino e uma espécie de bolinha na ponta, precisa escurecer as abas assim como foi ensinado no nariz triangular. Outra parte onde vale a pena espalhar a sombra marrom é nas laterais do topo do nariz, desde a linha dos olhos até o início da sobrancelha. Finalize iluminando apenas o meio do osso central para aumentar essa área.
Nariz com a ponta curvada para baixo: Este modelo de nariz costuma ter o centro bem alto e uma ponta mais caída. O que vai fazer a diferença é aumentar o topo do nariz, iluminando a área que começa entre as sobrancelhas e desce pelo centro até a linha dos olhos.
Nariz muito fino: Este é o tipo mais difícil de corrigir e, para dar um pouquinho mais de destaque a este nariz, é preciso iluminar as laterais desde a parte internadas sobrancelhas até o início das abas.